• Aperte a tecla CTRL (Control) e marque mais de uma opção
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Home / Blog / 9 causas para o ganho de peso repentino

9 causas para o ganho de peso repentino

ganho-de-peso-repentino

Ganhou peso de repente e sem motivo aparente? Listamos aqui 9 causas comuns para o aumento de peso, que, muitas vezes, em meio à rotina corrida, não reparamos.

A primeira dica é: preste mais atenção no seu corpo! Mudanças repentinas no peso, tanto para mais, quanto para menos, são indicativos de que algo não está indo muito bem.

É sempre bom lembrar que cada corpo é único e responde de maneira individual aos tratamentos e às influências externas. Ou seja, não necessariamente as causas listadas aqui se aplicam de maneira exata a você.

Por isso, é fundamental que você procure um médico para identificar exatamente a raiz do problema e seguir o tratamento indicado.

Vamos lá! Confira aqui 9 causas para o ganho de peso repentino:

 

1. Mudanças nos hábitos alimentares

O primeiro item da nossa lista não é lá muito surpreendente, né? Prestar atenção na alimentação é o primeiro passo para perder o peso excessivo. É necessário tomar cuidado com transtornos alimentares e identificá-los com seriedade.

Alterações bruscas nos hábitos alimentares também causam o ganho de peso súbito: preocupe-se com o que você está ingerindo e com dietas malucas!

 

2. Alteração na produção de hormônios

O corpo feminino é uma bomba de hormônios: estamos em constante alteração no interior do nosso organismo e a alteração hormonal é, muitas vezes, responsável pelo aumento de peso.

Nos períodos pré-menstruais e menstruais, as alterações são frequentes. Nossos hormônios estão fervendo e, com isso, algumas consequências indiretas também refletem na balança: desconforto com o próprio corpo, alterações de humor e compulsão alimentar.

Por isso, preste atenção na ingestão de alimentos nesses períodos!

Durante a gravidez, os hormônios também entram em alteração. Novamente, cuidado com a alimentação excessiva, que pode originar problemas na saúde, além dos quilos a mais já esperados da gestação, resultantes da geração de mais fluidos, sangue e placenta para o bebê.

 

3. Sono insuficiente

Tem insônia? Acredite: esse distúrbio pode estar associado ao ganho de peso. A falta de sono influencia diretamente os hormônios que regulam o apetite. Além disso, se você está mais cansada, tem menos disposição; logo, gasta menos calorias ao longo do dia.

 

ganho-de-peso-repentino-02

 

4. Medicamentos

Fique de olho na bula dos remédios que você consome! Muitos medicamentos, como os que tratam enxaquecas, distúrbios do humor e anticoncepcionais, podem causar ganhos de peso por uma variedade de razões.

Percebeu uma alteração na balança após começar algum tipo de tratamento? Converse com o seu médico para discutir as suas opções.

 

5. Estresse

O estresse afeta o corpo proporcionando o aumento do hormônio cortisol, em consequência, o aumento do apetite. Uma maneira de frear isso é praticar exercícios com regularidade – além de ajudar na perda de peso, movimentar o corpo ajuda a reduzir o estresse.

 

6. Sua rotina de trabalho

Se você passa tempo demais em seu escritório, sentada e levando uma vida sedentária, é provável que essa rotina esteja ajudando no aumento do seu peso. É bem possível que esse tipo de vida não permita que você preste a devida atenção na sua alimentação ao longo do dia e se renda ao lanchinhos calóricos.

ganho-de-peso-repentino-01

 

7. Ingestão de sódio

O excesso de sal na sua dieta pode ser um dos grandes vilões do aumento de peso. Isso porque o sódio faz com que seu corpo retenha mais água. A dica aqui é evitar alimentos congelados, molhos muito temperados e pão.

 

8. Retenção de líquidos

A quantidade de líquidos retidos no organismo influencia diretamente na balança. Pode parecer incoerente, mas a solução do problema é, justamente, ingerir ainda mais água: a retenção acontece pela escassez do líquido em nosso corpo.

 

9. Treinos na academia

Se você começou a fazer academia recentemente, pode ser comum achar que ganhou alguns quilinhos, ao invés de perdê-los. Isso acontece porque a musculação aumenta a massa muscular. Além disso, os treinos provocam a inflamação muscular (aquela dorzinha sentida depois de malhar).

Mas você pode ficar tranquila! Apesar de ganhar um pouquinho de peso, a atividade física vai te ajudar a diminuir algumas medidas, sim!

 

ganho-de-peso-repentino-03

Como dissemos no início, as causas das alterações no peso são inúmeras e individuais, e a gente quer te ajudar a identificar exatamente a melhor forma de tratamento, que se encaixe em sua rotina e estilo de vida.

Se interessou? Clica nesse botão abaixo e agende a sua avaliação gratuita!

Corposa---Blogspot-1---PIT-8390BBotao

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *